Mulheres dominam indicações ao Oscar 2022 de melhor roteiro adaptado

Mulheres são maioria entre os indicados ao Oscar 2022 de melhor roteiro adaptado, anunciados nesta terça-feira (8). As concorrentes, também diretoras dos filmes pelos quais estão indicadas, são Jane Campion, por Ataque dos Cães; Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida; e Sian Heder, por No Ritmo do Coração. 

Ataque dos Cães e No Ritmo do Coração também estão na disputa pelo troféu de melhor filme, sendo os únicos dois longas-metragens dirigidos por mulheres entre os dez concorrentes.

Leia também: Jane Campion disputa Oscar de direção pela segunda vez
Oscar 2022: Pela 2ª vez em 94 anos, uma mulher vai disputar prêmio de fotografia
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Esta é a primeira vez que três mulheres disputam a categoria de roteiro adaptado no mesmo ano e por três filmes diferentes desde 1991. Antes de as indicações serem anunciadas, havia a expectativa de que o recorde poderia ser quebrado com o reconhecimento inédito de quatro mulheres, já que Rebecca Hall era tida como possível concorrente pelo roteiro de Identidade. No entanto, as duas outras vagas ficaram para Drive My Car, escrito por Ryusuke Hamaguchi & Takamasa Oe; e para Duna, escrito por Eric Roth, Jon Spaihts & Denis Villeneuve.

De acordo com a revista Variety, apenas sete filmes escritos ou coescritos por mulheres venceram o prêmio de melhor roteiro adaptado: As Quatro Irmãs (1933), escrito por Sarah Y. Mason; Rosa de Esperança (1942), de Claudine West, George Froeschel, James Hilton e Arthur Wimperis; Uma Janela para o Amor (1985) e Retorno a Howards End (1992), de Ruth Prawer Jhabvala; Razão e Sensibilidade (1995), de Emma Thompson; O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), de Fran Walsh, Philippa Boyens e Peter Jackson; e Brokeback Mountain (2005), de Diana Ossana e Larry McMurtry.

Com a indicação por Ataque dos Cães, Campion torna-se a primeira mulher da história a ser indicada nas duas categorias de roteiro do Oscar: em 1994, ela ganhou o troféu de roteiro original por O Piano. Ela também é a primeira mulher a disputar o prêmio de direção mais de uma vez.

A entrega do Oscar será em 27 de março.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2022:
+ Dos 10 indicados ao Oscar de melhor filme, dois são dirigidos por mulheres
+ Pela primeira vez desde 2015, nenhuma diretora concorre a filme internacional

Top