Mulheres dirigiram cinco dos 23 filmes na competição do Festival de Veneza

Cinco filmes dirigidos por mulheres estão entre os 23 selecionados para a competição principal da 79ª edição do Festival de Veneza, que ocorre de 31 de agosto a 10 de setembro. O número de títulos dirigidos por mulheres é o mesmo do ano passado e está abaixo do recorde registrado em 2020, quando oito diretoras foram selecionadas.

Saiba mais: Veja os principais prêmios conquistados por mulheres no Festival de Veneza
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Os filmes dirigidos por mulheres na disputa pelo Leão de Ouro deste ano são Saint Omer, de Alice Diop; The Eternal Daughter, de Joanna Hogg; All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras; Chiara, de Susanna Nicchiarelli [foto acima]; e Other People’s Children, de Rebecca Zlotowski.

Filmes dirigidos por mulheres venceram as duas últimas edições do Festival de Veneza. Em 2020, o vencedor foi Nomadland, de Chloé Zhao; e em 2021, O Acontecimento, de Audrey Diwan. O festival do ano passado também deu o troféu de direção para Jane Campion, por Ataque dos Cães, que recebeu o mesmo prêmio no Oscar.

Os outros filmes dirigidos por mulheres que ganharam o Leão de Ouro foram Os Anos de Chumbo, de Margarethe von Trotta (em 1981); Os Renegados, de Agnès Varda (1985); Um Casamento à Indiana, de Mira Nair (2001); e Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppola (2010).

Top