Mulheres dirigiram 5 dos 32 filmes que buscam Oscar de animação

Apenas cinco dos 32 filmes inscritos na disputa pelo Oscar de animação foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, segundo levantamento do Mulher no Cinema a partir da lista divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A baixa proporção, de 15,6%, é um avanço em relação ao ano passado, quando a porcentagem ficou em 12%. Em 2015, foram 15%, e em 2016, 7,5%.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Os títulos dirigidos por mulheres são Abominável, de Jill Cutton e Todd Wilderman; Frozen 2, de Jennifer Lee e Chris Buck; A Fantástica Viagem de Marona, de Anca Damian; Os Olhos de Cabul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec; e This Magnificent Cake!, de Emma De Swaef e Marc James Roels.

Os cinco indicados a melhor animação serão escolhidos pelos membros de dois braços da Academia: o de curtas-metragens e os de longa de animação. Quem integra outros braços também pode participar da votação, desde que tenha visto um número mínimo de filmes inscritos. 

As animações inscritas também podem concorrer em outras categorias do Oscar, incluindo melhor filme. As indicações serão anunciadas em 13 de janeiro e a cerimônia será em 9 de fevereiro.

Deixe um comentário

Top