Mulheres dirigiram 3 dos 15 semifinalistas ao Oscar de filme internacional

Imagem de "Saint Omer", filme de Alice Diop que está na programação do Cabíria Festival

Três longas dirigidos por mulheres estão entre os 15 semifinalistas que seguem na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional, categoria que antes era conhecida como “melhor filme estrangeiro”. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (21) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Saiba mais: Veja todas as diretoras que concorreram ao Oscar de filme internacional
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os filmes dirigidos por mulheres que seguem na disputa pelo Oscar nesta categoria são The Blue Caftan, de Maryam Touzani, que representa o Marrocos; Corsage, de Marie Kreutzer, candidato da Áustria; e Saint Omer, de Alice Diop, que busca a indicação para a França.

De acordo com as regras da Academia, o filme internacional é um longa-metragem produzido fora dos Estados Unidos que tem mais de 50% do diálogo falado em língua não inglesa. 

Concorrer na categoria de filme internacional é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia. Na segunda etapa, a lista de 15 semifinalistas é divulgada. E mais tarde, em 24 de janeiro, os cinco filmes escolhidos para de fato disputar a estatueta serão conhecidos.

A entrega do Oscar 2023 será em 12 de março.

Top