Mulheres dirigiram 5 de 21 filmes que competirão pela Palma de Ouro

Apenas cinco filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres estão entre os 21 selecionados para a competição principal da 75ª edição do Festival de Cannes, marcada para ocorrer em maio. Trata-se de uma proporção de 23,8%, um aumento em relação aos 16,6% registrados no evento do ano passado, que tinha quatro títulos dirigidos por mulheres entre os 24 na disputa pela Palma de Ouro.

É, também, a primeira vez que Cannes inclui cinco filmes dirigidos por mulheres na competição principal. Antes, o recorde era quatro, registrado nas edições de 2021, 2019 e 2011.

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais:
 Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes

Os longas dirigidos por mulheres na competição deste ano são: Les Amandiers, de Valeria Bruni Tedeschi; Le Otto Montagne, de Charlotte Vandermeersch e Felix Van Groeningen; Un Petit Frère, de Léonor Serraille; Showing Up, de Kelly Reichardt; e Stars at Noon, de Claire Denis.

Reichardt, Vandermeersch e Serraille fazem sua estreia na disputa, enquanto as outras diretoras concorrem pela segunda vez: Tedeschi foi selecionada em 2013 por Um Castelo na Itália e Denis volta à competição 34 anos depois de apresentar seu longa de estreia, Chocolate (1988).

Quatro anos após se comprometer formalmente a buscar igualdade de gênero, o evento não tem mostrado avanços realmente significativos. Em toda a história do festival de Cannes, só dois longas dirigidos por mulheres foram premiados com a Palma de Ouro: O Piano, de Jane Campion, em 1993; e Titane, de Julia Ducournau, em 2021. Além disso, apenas duas mulheres venceram o prêmio de direção: Yuliya Solntseva por A Epopéia dos Anos de Fogo (1961), Sofia Coppola por O Estranho que Nós Amamos(2017).


Foto: Dia Dipasupil/Getty Images

Texto atualizado em 23/04/2022, após novos filmes serem anunciados.

Top