Mostra de SP terá homenagem a Agnès Varda e 98 filmes dirigidos por mulheres

Onze longas-metragens da diretora belga Agnès Varda estão entre os 98 filmes dirigidos por mulheres que integram a programação da 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

O evento, que será realizado de 19 de outubro a 1º de novembro, tem um line-up de mais de 390 títulos, anunciado neste sábado (7) em uma entrevista coletiva com a presença da diretora da Mostra, Renata de Almeida.

Vídeo: Agnès Varda fala sobre seus filmes favoritos no acervo da Criterion Collection

Varda, que em novembro receberá um Oscar pelo conjunto da obra, também será homenageada por aqui com o prêmio Humanidade, entregue pela Mostra a cineastas cujas obras refletem questões humanísticas. O festival exibirá seu filme mais recente, Faces Places, selecionado por Cannes e Toronto e dirigido em parceria com o fotógrafo e muralista J.R..

Os demais filmes da diretora na programação da Mostra são La Pointe Courte (1954), Cléo das 5 às 7 (1962), As Duas Faces da Felicidade (1965), Daguerreótipos (1975), Uma Canta, a Outra Não (1977), Os Renegados (1985), Jane B. por Agnès V. (1987), Jacquot de Nantes (1991), As Cento e Uma Noites (1995) e O Universo de Jacques Demy (1995).

Outros destaques entre os filmes dirigidos por mulher são Esplendor, da japonesa Naomi Kawase, que competiu em Cannes; a coprodução brasileira Zama, da diretora argentina Lucrecia Martel; Nico, 1998, da italiana Susanna Nicchiarelli, premiado na mostra Horizontes em Veneza; e Mulheres Divinas, de Petra Volpe, candidato da Suíça ao Oscar de melhor filme estrangeiro (a produção cinematográfica suíça, aliás, é tema de uma seção especial na Mostra deste ano).

A seleção nacional inclui Tudo É Projeto, de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano; Café com Canela, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, premiado no Festival de Brasília; Praça Paris, de Lucia Murat; A Moça do Calendário, de Helena Ignez; e As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra, premiado em Locarno.

Para informações sobre ingressos, pacotes e permanentes, acesse o site da Mostra.

Deixe um comentário

Top