Morre Doris Day, atriz, cantora e ícone de Hollywood

A atriz americana Doris Day, um ícone de Hollywood, morreu nesta segunda-feira (13), aos 97 anos, em sua casa em Carmel, na Califórnia. A notícia foi dada por sua fundação, a Doris Day Animal Foundation.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Day foi uma das mais populares atrizes dos anos 1950 e 1960, estrelando principalmente musicais e comédias românticas e interpretando mulheres simpáticas e inocentes, com quem a plateia se relacionava facilmente. Nascida em Cincinnati, Ohio, antes de chegar à Hollywood, ela já era uma cantora de sucesso: em 1945, alcançou o topo das paradas pela primeira vez com a canção “Sentimental Journey”.

Sua estreia no cinema foi em 1948, quando substituiu Betty Hutton no musical Romance em Alto Mar, de Michael Curtiz e Busby Berkeley. Logo conseguiu outros papéis, com destaque para Tea for Two (1950) e Ardida como Pimenta (1953), ambos de David Butler, e Ama-me ou Esquece-me (1955), de Charles Vidor.

Um de seus personagens mais conhecidos é Josephine McKenna em O Homem que Sabia Demais (1957), de Alfred Hitchcock, no qual interpretou a famosa canção “Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be)”, composta por Jay Livingston and Ray Evans, que foi premiada com o Oscar. Como atriz, sua única indicação à estatueta foi pelo trabalho em Confidências à Meia-noite (1959), de Michael Gordon.

Ela ainda obteve sucessos de bilheteria nos anos 1960, mas seu último filme foi Tem um Homem na Cama da Mamãe (1968), de Howard Morris. No mesmo ano ela passou para a televisão, comandando o The Doris Day Show até 1973. A carreira musical continuou, com um total de 29 álbums gravados.

Depois de lançar sua autobiografia, Doris Day: Her Own Story, em 1975, a atriz não voltou a trabalhar em Hollywood. Nas últimas décadas, dedicou-se principalmente ao ativismo pelos direitos dos animais. Em 1989, recebeu um Globo de Ouro pelo conjunto da obra, e em 2012, lançou My Heart, com hits dos anos 1960 e 1970.

Deixe um comentário

Top