Morre bell hooks, aclamada escritora, professora, crítica e ativista

A escritora, crítica, professora e ativista americana bell hooks, autora de 40 obras publicadas em 15 idiomas, morreu nesta quarta-feira (15), aos 69 anos. De acordo com um comunicado divulgado pela família, hooks morreu em sua casa, cercada por amigos e parentes. A causa da morte não foi citada.

O nome verdadeiro da autora era Gloria Jean Watkins, mas ela ficou conhecida pelo nome usado para assinar suas obras, uma homenagem à bisavó Bell Blair Hooks e sempre grafado em letras minúsculas.

Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Nascida em 25 de setembro de 1952 em Hopkinsville, no estado americano de Kentucky, hooks frequentou escolas segregadas antes de se formar em Letras na Universidade de Stanford. Depois, fez mestrado também em Letras na Universidade de Wisconsin e doutorado em Literatura na Universidade da Califórnia em Santa Cruz.

Seu primeiro livro publicado foi a coleção de poemas And Then We Wept, em 1978. Três anos depois, em 1981, lançou o impactante E Eu Não Sou uma Mulher? Mulheres Negras e Feminismo, que abordou os efeitos do machismo e do racismo na vida das mulheres negras, inclusive dentro dos movimentos sociais.

A obra de hooks tocou constantemente no modo como questões de raça, gênero e classe se combinam para manter sistemas de opressão. Ela também abordou temas como arte, política, amor, educação e comunicação de massa, e suas análises sobre a representação das mulheres negras na cultura popular são referência nas discussões sobre igualdade racial e de gênero no audiovisual.

Vários de seus livros foram traduzidos para o português, incluindo Olhares Negros: Raça e Representação, Ensinando Pensamento Crítico, O Feminismo É Para Todo Mundo: Políticas Arrebatadoras, Teoria Feminista: Da Margem ao CentroErguer a Voz: Pensar como Feminista, Pensar Como Negra.

Como professora, ela deu aulas em instituições americanas como a Universidade de Yale, a Oberlin College e a City College de Nova York, entre outras. Em 2010, fundou o Instituto bell hooks na Berea College, localizado na cidade de Berea, em seu estado natal de Kentucky. 

De acordo com o comunicado da família, uma celebração da vida da autora será realizada no futuro.


Top