Morre a cineasta tunisiana Moufida Tlatli, diretora de “Os Silêncios do Palácio”

A diretora, roteirista e montadora tunisiana Moufida Tlatli, conhecida principalmente pelo longa-metragem Os Silêncios do Palácio, morreu neste domingo (7), aos 73 anos. A notícia foi divulgada pelo Ministério da Cultura da Tunísia, que não deu informações sobre a causa da morte da cineasta.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Nascida em Sidi Bou Said em 1947, Tlatli estudou cinema em Paris, na França, nos anos 1960. Quando retornou à Tunísia, trabalhou como montadora em dezenas de filmes, incluindo Aziza (1980), de Abdellatif Ben Ammar, e Andarilho do Deserto (1984), de Nacer Khemir.

Sua estreia na direção foi justamente com Os Silêncios do Palácio, lançado em 1994 e selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Depois de receber uma menção especial no eveno francês, o longa também ganhou o Prêmio da Crítica Internacional em Toronto. 

Os Silêncios do Palácio conta a história de Alia, uma jovem que vive no palácio onde a mãe, Khedija, trabalha como empregada. A partir destas duas personagens, e contando com narrativa em flashback, o filme aborda questões de gênero e classe, incluindo a exploração sexual de mulheres.

Tlatli também escreveu e dirigiu mais dois longas: Tempo de Espera (2000), selecionado para a mostra Um Certo Olhar de Cannes, e Nadia et Sarra (2004). A diretora também foi ministra da Cultura da Tunísia por um breve período, no governo de transição montado após à queda do presidente Zine El Abidine Ben Ali, em 2011.

Top