Aos 90 anos, montadora Anne V. Coates recebe Oscar honorário

A montadora Anne V. Coates foi a única mulher entre os quatro artistas que receberam Oscars honorários neste ano. Os prêmios, escolhidos em votação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, foram entregues neste sábado (12).

Durante a cerimônia, Coates foi chamada de “pioneira” pela atriz Nicole Kidman. “Ela não é apenas uma grande montadora mulher, ela é uma grande, grande montadora. Ela não é pioneira apenas para as mulheres, é uma pioneira para todos nós”, afirmou. Já o ator Richard Gere definiu a homenageada como “uma gigante da indústria” e “a maior entre os grandes, grandes, grandes montadores do cinema”.

Ao aceitar o troféu, Coates brincou: “Vocês conseguem imaginar um emprego no qual você é paga para olhar nos olhos de George Clooney, Peter O’Toole, Richard Burton, Peter Finch, Sean Connery, Albert Finney, Clint Eastwood, Richard Gere, Daniel Craig, Arnold Schwarzenegger e Jamie Dornan?”.

“Quando olho para trás, não mudaria nada”, acrescentou.

Nascida no Reino Unido, Coates tem 90 anos e ganhou o Oscar de edição por Lawrence da Arábia (1962). Em seus mais de 60 anos de carreira, também foi indicada por Becket – O Favorito do Rei ( 1964), O Homem Elefante (1980), Na Linha de Fogo (1993) e Irresistível Paixão (1998). Seu trabalho mais recente foi Cinquenta Tons de Cinza (2015).

Os troféus honorários são entregues anualmente pela Academia a artistas cujas carreiras representaram contribuição excepcional ao cinema, funcionando como um prêmio pelo conjunto da obra. Além de Coates, este ano também foram homenageados o ator Jackie Chan, o diretor de casting Lynn Stalmaster e o documentarista Frederick Wiseman.

Anne V. Coates com os demais homenageados da noite: Jackie Chan, Frederick Wiseman e Lynn Stalmaster - Foto: Richard Harbaugh/©A.M.P.A.S.
Anne V. Coates com Jackie Chan, Frederick Wiseman e Lynn Stalmaster – Foto: Richard Harbaugh/©A.M.P.A.S.

Via BBC

Foto do topo: Aaron Poole/©A.M.P.A.S.

Deixe um comentário

Top