Michelle Yeoh é primeira mulher asiática a ganhar o SAG Awards de melhor atriz

Protagonista de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, Michelle Yeoh fez história na edição deste ano do prêmio do Sindicato dos Atores, ou SAG Awards, realizado neste domingo (26). Nascida na Malásia, ela tornou-se a primeira mulher asiática a vencer na categoria de melhor atriz de cinema.

Leia também: Apenas homens disputarão Oscar de direção em 2023
Apoie: 
Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Segundo a revista Variety, a única outra mulher asiática a ser indicada na categoria fora a chinesa Ziyi Zhang, em 2005, por Memórias de uma Gueixa. Houve vitórias em categorias diferentes, como a da sul-coreana Youn Yuh-jung, que ganhou o troféu de melhor atriz coadjuvante por Minari, em 2020.

“Esta vitória não é só para mim, é para todas as meninas que se parecem comigo”, disse Yeoh, em seu discurso de agradecimento. “Queremos ser vistas, queremos ser ouvidas, e nesta noite vocês mostraram que é possível.”

Yeoh subiu ao palco uma segunda vez para agradecer o prêmio de melhor elenco, entregue a ela e aos colegas com quem trabalhou em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. O filme ganhou ainda os prêmios de melhor atriz coadjuvante (Jamie Lee Curtis) e o de melhor ator (Ke Huy Quan, o primeiro homem asiático a vencer uma categoria individual de atuação no cinema). 

Considerado uma boa prévia do Oscar, o Sindicato dos Atores reforçou o favoritismo de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo ao troféu de melhor filme, e deixou mais imprevisível a disputa entre Yeoh e Cate Blanchett (Tár) na categoria de melhor atriz, bem como a disputa entre Lee Curtis e Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) na de melhor atriz coadjuvante.

O SAG Awards também entrega prêmios para atores que trabalham na televisão e, neste ano, deu o troféu de melhor elenco de série dramática para The White Lotus, e o de melhor elenco de série de comédia para Abbott ElementaryVeja as mulheres premiadas no SAG Awards 2023:

CINEMA

Melhor atriz
Michelle Yeoh, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor atriz coadjuvante
Jamie Lee Curtis, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

TELEVISÃO

Melhor atriz de série dramática
Jennifer Coolidge, The White Lotus

Melhor atriz de comédia
Jean Smart, Hacks

Melhor atriz de filme para a TV ou minissérie
Jessica Chastain, George & Tammy


Foto: Jay L. Clendenin / Los Angeles Times via Getty Images

Top