Krysty Wilson-Cairns será a 2ª mulher a escrever um filme da franquia Star Wars

A roteirista escocesa Krysty Wilson-Cairns será a segunda mulher a escrever um filme da franquia Star Wars, anunciou a Disney nesta segunda-feira (4). Ela vai co-escrever o roteiro deste novo projeto com o neozelandês Taika Waititi (Jojo Rabbit), que vai dirigir o filme.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Até hoje, nenhuma mulher assinou sozinha o roteiro de um longa da franquia. Antes de Krysty Wilson-Cairns, a americana Leigh Brackett escreveu Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) em parceria com Lawrence Kasdan. Não há detalhes sobre a trama do novo filme nem previsão de estreia.

Krysty Wilson-Cairns nasceu em Glasgow em 1987 e estudou cinema no Conservatório Real da Escócia e roteiro na Escola Nacional de Cinema e TV de Londres. Depois de escrever curtas como All Men’s Dead (2012) e Fink (2013), ela entrou para a equipe de roteiristas da série Penny Dreadful (2016), da qual o Sam Mendes era produtor executivo. Mendes a convidou para escreverem juntos o filme 1917, que se tornou o primeiro longa de Wilson-Cairns. Já com esse primeiro longa, ela recebeu uma indicação ao Oscar.

A Disney também anunciou que Leslye Headland será showrunner, produtora executiva e roteirista de uma nova série da Disney Plus baseada em Star Wars. Americana, Headland é conhecida principalmente como co-criadora e showrunner de Boneca Russa, seriado original da Netflix.

Top