Jane Campion é única mulher indicada ao prêmio do Sindicato dos Diretores

A neozelandesa Jane Campion é a única mulher na disputa pelo prêmio deste ano do Sindicato dos Diretores (DGA, na sigla em inglês), que anunciou suas indicações nesta quinta-feira (27). A cineasta concorre por Ataque dos Cães, que está disponível no catálogo da Netflix.

Leia também: 10 filmes e séries para conhecer a obra de Jane Campion
Crítica: Ataque dos Cães é o melhor filme de Jane Campion desde O Piano

Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Campion vai disputar o prêmio com Kenneth Branagh, por Belfast; Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza; Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor; e Denis Villeneuve, por Duna. Por Ataque dos Cães, ela já venceu o prêmio de direção do Festival de Veneza e o Globo de Ouro, entre outros troféus.

Esta é a segunda indicação de Campion ao prêmio, que também disputou por O Piano (1993). Além dela, só outras nove mulheres disputar o troféu: Lina Wertmüller, por Pasqualino Sete Belezas; Randa Haines, por Filhos do Silêncio; Barbra Streisand, por O Príncipe das Marés; Sofia Coppola, por Encontros e Desencontros; Valerie Faris, por Pequena Miss Sunshine (em parceria com Jonathan Dayton); Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror e A Hora Mais Escura; Greta Gerwig por Lady Bird; Chloé Zhao, por Nomadland; e e Emerald Fennell, de Bela Vingança. As duas únicas vencedoras foram Zhao e Bigelow (por Guerra ao Terror).

Na edição deste ano do prêmio do Sindicato dos Diretores, as mulheres são maioria entre indicados ao troféu de melhor diretor estreante. São quatro mulheres entre seis indicados: Maggie Gyllenhall, por A Filha Perdida; Rebecca Hall, por Identidade; Tatiana Huezo, por A Noite do Fogo; e Emma Seligman, por Shiva Baby. Os concorrentes homens são Lin-Manuel Miranda, por Tick, Tick … Boom!, e Michael Sarnoski por Pig.

Outras sete diretoras já foram indicadas na categoria de filme de estreia: Radha Blank, por The Forty-Year-Old Version; Regina King, por Uma Noite em Miami…; Marielle Heller, por O Diário de uma Adolescente; Kelly Fremon Craig, por Quase 18; Mati Diop, por Atlantique; Melina Matsoukas, por Queen & Slim; e Alma Har’el, por Honey Boya única vencedora até agora.

Os ganhadores da edição de 2022 serão conhecidos em 12 de março.

Top