Harvey Weinstein deve se entregar às autoridades nesta sexta-feira

Após meses de investigações sobre assédio e abuso sexual, o produtor Harvey Weinstein deve se entregar para as autoridades de Nova York nesta sexta-feira (25), de acordo com o jornal americano The New York Times.

Segundo a reportagem, ainda não está claro quais as exatas acusações que Weinstein enfrentará. Mas elas estariam ligadas à Lucia Evans, que o acusou de forçá-la a fazer sexo durante uma reunião de negócios em 2004.

Vídeo: Em forte discurso, Asia Argento destaca papel de Cannes no caso Harvey Weinstein
Entrevista: “Assédio se consolidou como urgência”, diz diretora de Chega de Fiu Fiu
Entenda: Como o caso Harvey Weinstein escancarou o assédio em Hollywood

O NYT acrescenta que as autoridades também investigaram as denúncias de que Weinstein estuprou a atriz Paz de la Huerta na casa dela em 2010. Huerta fez as alegações à polícia em outubro, depois de a imprensa americana revelar décadas de acusações de assédio e abuso sexual contra o produtor, muitas delas mantidas em segredo graças a acordos judiciais e à pressão contra vítimas, funcionários e empresas de comunicação.

O caso deu início a uma avalanche de acusações contra outros profissionais da indústria cinematográfica, deu força ao movimento #MeToo e movimentou a formação da Time’s Up, organização contra o assédio criada por mais de 300 mulheres do cinema e da televisão.

No último sábado (19), durante a premiação do Festival de Cannes, a atriz italiana Asia Argento fez um forte discurso no qual lembrou que o evento serviu de palco para os abusos cometidos por Weinstein.

“Em 1997, fui estuprada por Harvey Weinstein em Cannes. Eu tinha 21 anos. Este festival era seu lugar de caça”, afirmou a atriz. “Sentados entre vocês, há aqueles que ainda precisam responder pela forma como se conduzem com as mulheres. Vocês sabem quem são. E o que é mais importante: nós sabemos quem vocês são.”


Foto do topo: David Walter Banks/The New York Times

Deixe um comentário

Top