Uma comissão do governo americano abriu oficialmente uma investigação para determinar se existe discriminação contra diretoras mulheres no cinema e na televisão.

De acordo com o site Deadline, cerca de 50 profissionais já receberam cartas para serem entrevistadas pela Comissão para Oportunidades Iguais de Emprego (EEOC, na sigla em inglês).

A agência tem a responsabilidade de verificar a aplicação das leis que proíbem discriminação no trabalho baseada em gênero, raça, cor, religião, nacionalidade, idade, deficiência e genética. Em maio, a União Americana para as Liberdades Civis (ACLU) pediu que a EEOC investigasse a dificuldade que as diretoras enfrentam para serem contratadas na indústria cinematográfica e televisiva.

Se a agência considerar que existe discriminação contra as mulheres, poderá ser o primeiro passo para uma ação coletiva contra estúdios, emissoras e outras empresas.

Ações similares já foram tomadas no passado, sem resultados práticos. Uma delas aconteceu em 1983, quando o Sindicato dos Diretores (DGA) processou a Warner Bros. e a Columbia Pictures por não contratarem um número significativo de mulheres e minorias. O processo, porém, terminou em acordo, com o DGA e os estúdios prometendo “esforços” para mudar a situação.

Via Deadline