Globo de Ouro premia Angela Bassett, Cate Blanchett e Michelle Yeoh

Angela Bassett, Cate Blanchett e Michelle Yeoh foram as grandes premiadas nas categorias de cinema do Globo de Ouro, que entregou seus troféus nesta terça-feira (10). As vitórias individuais de mulheres ficaram restritas às atrizes, já que nenhuma cineasta fora indicada ao prêmio de direção e nenhum longa dirigido por mulher concorria nas categorias principais, de melhor filme dramático e melhor filme de comédia ou musical.

Além disso, as poucas artistas indicadas em outras categorias (Sarah Polley na de roteiro, Hildur Guðnadóttir na de trilha sonora original, e Domee Shi na de longa de animação) não foram premiadas.

Leia também: Globo de Ouro indica apenas homens em categorias principais
Apoie: 
Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Esta edição era considerada decisiva para o futuro do Globo de Ouro e da organização responsável pelo prêmio, a Hollywood Foreign Press, uma associação de jornalistas que vivem nos Estados Unidos e trabalham para veículos de outros países. No ano passado, uma reportagem do Los Angeles Times relatou relações pouco éticas entre estúdios e votantes, assim como o fato de que a organização não tinha nenhum integrante não branco. A Hollywood Foreign Press anunciou algumas mudanças, como a inclusão de 21 novos membros (seis deles negros), que foram consideradas insuficientes por boa parte da indústria cinematográfica. Como resultado, a emissora NBC, que normalmente transmitia a cerimônia nos Estados Unidos, se recusou a fazê-lo em 2022.

A Hollywood Foreign Press, então, anunciou mais mudanças: proibiu seus integrantes de aceitar presentes de estúdios e adicionou 103 votantes internacionais, que não têm status de membro mas ajudam a escolher os indicados. De acordo com o site da revista The Hollywood Reporter, agora o corpo votante tem 52% de mulheres e 51,5% de não brancos. A NBC decidiu voltar a exibir a cerimônia, mas mudou a transmissão de domingo para terça-feira, um espaço menos nobre na programação televisiva. No Brasil, a TNT, que geralmente exibia a festa, optou por não comprar os direitos de transmissão.

Blanchett, que concorreu por Tár e não compareceu à cerimônia, ganhou seu terceiro Globo de Ouro de melhor atriz de filme de drama, feito só alcançado por Ingrid Bergman (1915-1982), Jane Fonda e Meryl Streep. Yeoh, protagonista de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, foi a segunda mulher de origem asiática a vencer como atriz de comédia ou musical, depois de Awkwafina em 2020; e Bassett, premiada em 1994 como atriz de drama por Tina – A Verdadeira História de Tina Turner,  venceu por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e tornou-se a segunda mulher negra a ganhar dois Globos de Ouro de atuação, depois de Whoopi Goldberg.

O prêmio principal, de melhor filme de drama, ficou para Os Fabelmans, de Steven Spielberg, enquanto o troféu de comédia foi para Os Banshees de Inisherin, de Martin McDonagh. Nas categorias de televisão, venceram House of the Dragon (série dramática), Abbott Elementary (série de comédia) e The White Lotus (minissérie, antologia ou filme para a TV). Veja todas as mulheres premiadas no Globo de Ouro 2023:

CINEMA

Melhor atriz de drama
Cate Blanchett, Tár

Melhor atriz de musical ou comédia
Michelle Yeoh, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor atriz coadjuvante
Angela Bassett, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

TV

Melhor atriz de drama
Zendaya, Euphoria

Melhor atriz de comédia
Quinta Brunson, Abbott Elementary

Melhor atriz de minissérie ou filme para a TV
Amanda Seyfried, The Dropout 

Melhor atriz coadjuvante de série de drama ou comédia/musical
Julia Garner, Ozark

Melhor atriz coadjuvante de minissérie ou filme para a TV
Jennifer Coolidge, The White Lotus


Foto: Gilbert Flores/Variety via Getty Images

Top