Filmes dirigidos por mulheres ganham principais prêmios no Festival de Berlim

Filmes dirigidos por mulheres venceram os principais prêmios da edição deste ano do Festival de Cinema de Berlim, encerrada nesta quarta-feira (16). Alcarràs, da espanhola Carla Simón, recebeu o Urso de Ouro, honraria máxima do evento, enquanto a francesa Claire Denis levou o troféu de direção por Fire.

Claire Denis: Ouça uma playlist com músicas que marcaram os filmes da diretora
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Outros troféus importantes conquistados por mulheres na competição principal de Berlim foram o Prêmio do Júri para Manto de Gemas, de Natalia López Gallardo; o de roteiro para Laila Stieler, por Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush; o de melhor atuação para Meltem Kaptan, também por Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush; e o de melhor atuação em papel coadjuvante para Laura Basuki, por Before, Now and Then.

Grande vencedor do festival, Alcarràs é o segundo longa de Carla Simón, conhecida por Verão 1993, lançado em 2017. O novo filme conta a história de uma família catalã que cultiva pêssegos em um pequeno vilarejo. Quando o dono da fazenda morre, seu herdeiro decide vender a terra, deixando a família em situação difícil. 

Fire reúne a veterana diretora Claire Denis, de Bom Trabalho (1999) e High Life (2018), com três atores que já trabalharam em outros de seus filmes. Juliette Binoche é Sara, uma mulher dividida entre o marido, interpretado por Vincent Lindon, e o ex-amante, vivido por Grégoire Colin.

Além da competição principal, outras seções do Festival de Berlim premiaram filmes dirigidos por mulheres neste ano. Trap, de Anastasia Veber, recebeu o Urso de Ouro de melhor curta-metragem; Comedy Queen, de Sanna Lenken, levou melhor filme da mostra Generation Kplus; e Mutzenbacher, de Ruth Beckermann, foi o grande premiado da mostra Encontros. Veja a lista completa de premiados no site do festival.


Foto: Ronny Hartmann/Pool/AFP via Getty Images

Top