Filme da diretora Mouly Surya será o candidato da Indonésia ao Oscar

A Indonésia escolheu Marlina the Murderer in Four Acts, terceiro longa-metragem da diretora Mouly Surya, como seu candidato ao Oscar de filme estrangeiro. A produção foi exibida na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

De acordo com o Hollywood Reporter, trata-se de um “neo-faroeste feminista”. Ambientando na ilha indonésia de Sumba, o filme conta a história de Marlina, jovem viúva que mata Markus, líder de uma gangue que tenta assaltar sua casa. Assombrada por Markus, sua vida tranquila muda completamente.

Saiba mais: Todos os longas de diretoras que já disputaram o Oscar de filme estrangeiro

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio.

Em 2018, os candidatos dirigidos por mulheres incluem Capharnaüm, de Nadine Labaki (Líbano); Crystal Swan, de Darya Zhuk (Belarus); I Am Not a Witch, de Rungano Nyoni (Reino Unido); The Marriage, de Blerta Zeqiri (Kosovo); Never Leave Me, de Aida Begic (Bósnia-Herzegóvina); Pájaros de Verano, de Cristina Gallego e Ciro Guerra (Colômbia); Take It Or Leave It, de Liina Triškina-Vanhatalo (Estônia); Until the End of Time, de Yasmine Chouikh (Argélia); e The Waldheim’s Waltz, de Ruth Beckermann (Áustria).

A categoria foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme estrangeiro.

Deixe um comentário

Top