Filme da diretora Malgorzata Szumowska vai representar a Polônia no Oscar

A Polônia tornou-se o primeiro país a indicar seu representante na disputa por uma indicação ao Oscar de filme internacional de 2021. E o escolhido foi um longa codirigido por mulher: Never Gonna Snow Again, de Malgorzata Szumowska e Michal Englert, que fará sua estreia mundial em setembro no Festival de Veneza.

Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que disputaram o Oscar de melhor filme
Saiba mais: Todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de melhor direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Estrelado por Alec Utgoff e Agata Kulesza, o filme conta a história de um imigrante ucraniano que trabalha como massagista na Polônia, e que se torna uma espécie de guru no condomínio onde moram seus clientes. 

Uma das principais cineastas da Polônia hoje, Szumowska é conhecida por filmes como Body (2013) e O Rosto (2018). Esta é a primeira vez que ela representa seu país no Oscar, que neste ano será mais tarde, em 25 de abril, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Concorrer ao Oscar de filme internacional é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio.

A categoria foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). 

Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme internacional

Top