“Filhas de Lavadeiras” ganha prêmio de melhor curta brasileiro no É Tudo Verdade

Dirigido pela cineasta Edileuza Penha de Souza, Filhas de Lavadeiras ganhou o prêmio de melhor curta-metragem brasileiro na edição deste ano do É Tudo Verdade, o principal festival de documentários do Brasil.

Dicas: Cineastas recomendam documentários nacionais dirigidos por mulheres
Streaming: Três documentários sobre mulheres que lutam por mudança

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

O curta-metragem é inspirado na obra da escritora Maria Helena Vargas e, como o título indica, conta histórias de filhas de lavadeiras. Graças ao trabalho duro de suas mães, estas mulheres negras puderam seguir seus estudos e trilhar diferentes caminhos. O filme também levou o Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem, no valor de R$ 15 mil.

Além de cineasta, Edileuza Penha de Souza é professora e pesquisadora pós-doutora pela Universidade de Brasília. Outros de seus filmes incluem Mulheres de Barro (2015), Sem Limites (2013), Um Peso por um Chiste (2013) e Conta-Contos – A Arte de Ouvir e Contar Histórias (2010). 

Ainda sobre os curtas selecionados para o É Tudo Verdade, o júri concedeu menção honrosa para Ver a China, de Amanda Carvalho, e para Saudade, de Denize Galiao. Também houve duas menções honrosas para filmes dirigidos por mulheres nas competições de longas, concedidas ao brasileiro Fico Te Devendo uma Carta Sobre o Brasil, de Carol Benjamin, e ao chileno O Espião, de Maite Alberdi.

Top