Festival do Rio terá Jane Campion, Kathryn Bigelow e Lucrecia Martel

Novos trabalhos de diretoras como Jane Campion, Kathryn Bigelow, Lucrecia Martel e Agnieszka Holland estarão na programação do Festival do Rio, que ocorre de 5 a 15 de outubro. O evento divulgou os títulos internacionais da programação nesta semana – os nacionais já haviam sido anunciados.

Jane Campion estará na programação com episódios de Top of the Lake: China Girl, segunda temporada da série estrelada por Elisabeth Moss; Kathryn Bigelow, a primeira e única mulher a ganhar o Oscar de direção, aparece com Detroit em Rebelião, inspirado em acontecimentos reais; Lucrecia Martel é diretora de Zama, uma coprodução brasileira; e o filme de Agnieszka Holland é Rastros, escolhido como representante da Polônia no Oscar.

Outros destaques são Corpo e Alma, de Ildikó Enyedi, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim e candidato da Hungria ao Oscar de filme estrangeiro; Verão 1993, de Carla Simón, representante da Espanha na disputa; Ninguém Está Olhando, de Julia Solomonoff, ganhador do Cine Ceará; e A Guerra dos Sexos, codirigido pela dupla Valerie Faris e Jonathan Dayton e estrelado por Emma Stone e Steve Carrell.

A diretora Sally Potter aparece em dose dupla: a programação inclui tanto seu trabalho mais recente, A Festa, quanto exibição especial de Orlando – A Mulher Imortal, de 1992.

Vale lembrar que a presença feminina é marcante entre os filmes brasileiros que estão na mostra competitiva do festival: sete dos nove longas-metragens de ficção na Première Brasil foram dirigidos ou codirigidos por mulheres.

Para mais informações, acesse o site do Festival do Rio.

Deixe um comentário

Top