Festival de Gramado: veja os filmes dirigidos por mulheres e como assisti-los

Três filmes dirigidos por mulheres estão entre os sete longas-metragens na competição brasileira do Festival de Gramado, que começa nesta sexta-feira (13). Pelo segundo ano, a transmissão da competitiva nacional será no Canal Brasil, com sessões diárias a partir das 21h30 que também terão transmissão simultânea pelos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. 

Leia também: Diretoras recomendam documentários nacionais dirigidos por mulheres
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

As sessões de longas dirigidos por mulheres começam no domingo (15), com O Novelo, de Claudia Pinheiro. Adaptação da peça de Nanna de Castro, também autora do roteiro, o filme conta a história de cinco irmãos que, na infância, foram abandonados pelo pai. Muito tempo depois, já adultos, eles se reúnem em um hospital onde um homem que pode ser seu pai está internado em coma.

Na terça-feira (17) ocorre a exibição de A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira, conhecida por Mulher do Pai (2017). O longa conta a história de Joana, uma adolescente que quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 anos sem nunca ter namorado alguém. Em meio a essa investigação, ela aprende mais sobre as mulheres de sua família e os valores da comunidade onde vive, no sul do Brasil.

O terceiro filme dirigido por mulher na competição nacional é Carro Rei, de Renata Pinheiro, que será exibido na quarta-feira (18). Diretora de Amor, Plástico e Barulho (2013), a cineasta se une aos corroteiristas Sergio Oliveira e Leo Pyrata para contar a história de Uno, um jovem que tem o dom de se comunicar com carros. Quando uma lei proíbe a circulação de veículos antigos, ele busca ajuda do tio mecânico para transformá-los em “novos”. Surge, então, o Carro Rei, que pode falar, ouvir, se apaixonar e fazer planos. 

Outras mostras 

O Festival de Gramado também selecionou filmes dirigidos por mulheres para outras mostras. Na competição de curtas brasileiros, são cinco: Aonde Vão os Pés, de Débora Zanatta; Da Janela Vejo o Mundo, de Ana Catarina Lugarini; Desvirtude, de Gautier Lee; Eu Não Sou um Robô, de Gabriela Lamas; e Per Capita, de Lia Leticia. As exibições, neste caso, serão de 13 a 19 de agosto a partir das 21h30 na grade linear do Canal Brasil e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. Nestas plataformas, os filmes também ficarão disponíveis de 14 a 21 de agosto.

Na mostra de curtas gaúchos, filmes dirigidos por mulheres são 12 de 24 selecionados: Cacicus, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius; Era uma Vez… uma Princesa, de Lisiane Cohen; Depois da Meia Noite, de Mirela Kruel; Para Colorir, de Juliana Costa; Um dia de Primavera, de Lisi Kieling; Nave Mãe, de Gisa Galaverna e Wagner Costa; Rota, de Mariani Ferreira; Comboio pra Lua, de Rebeca Francoff; Fé, de Thais Fernandes; Eu Não Sou um Robô, de Gabriela Lamas; Desvirtude, de Gautier Lee; e Brecha, de Helena Thofehrn Lessa.

A exibição dos curtas gaúchos será de 16 a 19 de agosto, a partir das 22h30, na grade da TVE-RS. Os filmes também ficam disponíveis de 14 a 21 de agosto nas plataformas Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Neste ano também há uma mostra de longas gaúchos, que exibirá Extermínio, de Mirela Kruel, e Cavalo de Santo, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez. Eles terão exibição única no Canal Brasil e estarão disponíveis de 16 a 21 de agosto pelos Canais Globo e pela Globoplay + Canais ao Vivo.

Consulte todos os horários de exibição e veja mais informações sobre como assistir aos filmes no site do festival.

Top