Seis filmes dirigidos por mulheres disputarão o Urso de Ouro em Berlim

Seis filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres estão entre os 18 que concorrerão ao Urso de Ouro na edição deste ano do Festival de Berlim, que começa em 20 de fevereiro.

Saiba mais: Quem é Mariette Rissenbeek, a nova diretora executiva da Berlinale?
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os filmes de diretoras na competição principal são: DAU. Natasha, de Jekaterina Oertel e Ilya Khrzhanovsky (Alemanha/Ucrânia/Reino Unido/Rússia); El Prófugo, de Natalia Meta (Argentina/México); First Cow, de Kelly Reichardt (EUA); Never Rarely Sometimes Always, de Eliza Hittman (EUA); The Roads Not Taken, de Sally Potter (Reino Unido); e My Little Sister, de Véronique Reymond e Stéphanie Chuat (Suíça).

O brasileiro Todos os Mortos, dirigido pelos cineastas Caetano Gotardo e Marco Dutra, também foi selecionado para a competição. O filme tem elenco encabeçado por mulheres (Mawusi Tulani, Clarissa Kiste, Carolina Bianchi e Thaia Perez) e foi produzido por Sara Silveira e Maria Ionescu, da Dezenove Som e Imagens, além de Clément Duboin e Florence Cohen, da Good Fortune Films.

Esta é a primeira edição do Festival de Berlim que terá Mariette Rissenbeek como diretora executiva e Carlo Chatrian como diretor artístico. A dupla substituiu Dieter Kosslick, que comandou o evento durante 17 anos. Rissenbeek é holandesa e a primeira mulher responsável por um evento de cinema europeu do porte de Berlim, Cannes e Veneza. Saiba mais sobre ela

 

Deixe um comentário

Top