“Fênix Negra”: Perguntas e respostas (sem spoilers) sobre o novo filme dos X-Men

Fênix Negra chega aos cinemas nesta quinta-feira (6) como o décimo segundo filme do universo X-Men, uma franquia longa, irregular e marcada por muitos personagens, acontecimentos e viagens no tempo. 

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Diante destas idas e vindas, o Mulher no Cinema preparou um pequeno guia com perguntas e respostas – sem spoilers – para quem quer saber mais sobre o novo e possivelmente último capítulo desta saga.

*

O filme está situado em que momento da franquia?
Fênix Negra é a sequência de X-Men: Apocalypse (2016), dirigido por Bryan Singer. O novo filme é o primeiro longa-metragem do diretor Simon Kinberg, que escreveu e produziu vários outros títulos da série.

Qual a história de X-Men: Fênix Negra?
Baseado nos quadrinhos de Chris Claremont, o filme mostra como a jovem Jean Grey tornou-se a Fênix Negra e é ambientado em dois momentos diferentes. Começa em 1975, quando Jean, ainda criança, chega à escola para mutantes do professor Xavier. Depois, em 1992, ela se une a uma missão dos X-Men para salvar humanos no espaço, durante a qual absorve uma força cósmica que a torna extremamente poderosa. Este novo poder traz à tona questões do passado e ameaça a união dos mutantes.

Quem interpreta Jean Grey/Fênix Negra?
A protagonista do filme é Sophie Turner, atriz britânica de 23 anos conhecida principalmente como a Sansa Stark de Game of Thrones (2011-2019). Fênix Negra é o primeiro filme lançado pela atriz após o fim da série, mas ela já tinha interpretado Jean Grey em X-Men: Apocalypse.

Jean Grey já foi interpretada por outra atriz?
Sim! A personagem foi interpretada por Famke Janssen [foto acima, à esquerda] em X-Men: O Filme (2000), X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006), Wolverine: Imortal (2013) e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014). Como este último apagou eventos anteriores, a franquia pôde trabalhar com novos atores e timelines (para um histórico mais completo, leia este artigo em inglês).

O elenco dos filmes anteriores está de volta?
Vários atores e atrizes estão de volta, incluindo James McAvoy como o professor Xavier, Michael Fassbender como Magneto e Jennifer Lawrence como Mística. A atriz, no entanto, parece bastante desinteressada em repetir o papel e tem em Fênix Negra uma das piores atuações da carreira.

Qual o papel de Jessica Chastain?
Em sua primeira aparição na franquia, Chastain interpreta Vuk, uma mulher muitíssimo interessada nos poderes da Fênix Negra. A atriz usa roupas pretas, cabelo platinado e disse ter se inspirado na atriz Tilda Swinton: “A ideia era que eu fosse uma espécie elevada de ser humano, e a única pessoa que me parece ser assim é a Tilda Swinton”, afirmou a atriz, em entrevista ao Graham Norton Show. “Estou convencida de que ela não é humana. Acho que governa algum planeta por aí, como a deusa que é.”

Fênix Negra passa no Teste de Bechdel?
Sim, o filme atende aos requisitos do Teste de Bechdel: mostra personagens femininas que têm nome conversando sobre algo que não seja um homem. Mas apesar do protagonismo de Sophie Turner e do destaque para Jessica Chastain, professor Xavier e Magneto seguem sendo os líderes dos mutantes.

Este é o último filme dos X-Men?
Diante da obsessão de Hollywood por histórias inspiradas em quadrinhos, é difícil acreditar em um fim para a saga. Mas é verdade que este é o último filme dos X-Men lançado pela Fox, pois o estúdio foi comprado pela Disney, que também já era dona da Marvel. Nada foi anunciado, mas é possível que a série seja repaginada.

Deixe um comentário

Top