Estônia escolhe “Take It or Leave It” como candidato ao Oscar

A Estônia escolheu Take It or Leave It, drama dirigido por Liina Triškina-Vanhatalo, como seu candidato ao Oscar de filme estrangeiro. De acordo com o site Awards Watch, esta é a 16ª vez que o país apresenta um candidato à Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, mas a primeira na qual o filme tem direção feminina.

Saiba mais: Todos os longas de diretoras que já disputaram o Oscar de filme estrangeiro
Leia também: Nove filmes dirigidos por mulheres concorrem à indicação do Brasil ao Oscar

Take It or Leave It conta a história de Erik, um homem de cerca de 30 anos. Um dia, uma ex-namorada que não via há meses reaparece dizendo que os dois têm uma filha, e que entregará a bebê para a adoção caso ele não queira cuidar dela.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio. Em 2018, os candidatos dirigidos por mulheres incluem Crystal Swan, de Darya Zhuk (Belarus) e I Am Not a Witch, de Rungano Nyoni (Reino Unido).

A categoria foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme estrangeiro

Deixe um comentário

Top