Emmy premia “The Crown”, “O Gambito da Rainha”, Michaela Coel e duas diretoras

A série The Crown foi a grande ganhadora da edição deste ano do Emmy Awards, conhecido como o Oscar da televisão. A quarta temporada do seriado sobre a família real britânica conquistou sete prêmios na cerimônia realizada neste domingo (19), incluindo melhor série dramática e melhor atriz para Olivia Colman.

Saiba mais: Assista e leia o discurso de Michaela Coel no Emmy
Leia também: Pela primeira vez, diretoras vencem Emmy de drama e comédia
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema acesse conteúdo exclusivo

Entre os prêmios de The Crown, talvez o mais importante tenha sido o de direção de série dramática para Jessica Hobbs, apenas a quarta mulher a vencer na categoria em 73 edições do Emmy. Antes dela, o prêmio só tinha sido concedido a Karen Arthur, por Cagney & Lacey, em 1985; Mimi Leder, por ER, em 1995; e Reed Morano, por The Handmaid’s Tale, em 2018.

Hobbs, que é neozelandesa, dedicou o prêmio às cineastas mulheres que vieram antes dela. “Sou muito grata ao caminho que elas abriram, e gostaria especialmente de fazer uma homenagem à minha mãe, que continua dirigindo aos 77 anos”, afirmou a diretora, que é filha da também cineasta Aileen O’Sullivan.

O Emmy 2021 marcou a primeira vez na história que mulheres ganharam os dois principais prêmios de direção no mesmo ano. Além de Hobbs ter vencido o prêmio de série dramática, a ítalo-americana Lucia Aniello triunfou na comédia pelo trabalho em Hacks. Antes dela, venceram nesta categoria as diretoras Betty Thomas, por For Peter’s Sake, em 1993; Gail Mancuso, por Modern Family, em 2013 e 2014; e Amy Sherman-Palladino por The Marvelous Mrs. Maisel em 2018. Além disso, Joey Solloway, que em 2017 anunciou se identificar como não binária, venceu por Transparent em 2015 e 2016.

Os prêmios de minissérie se dividiram entre três programas centrados em mulheres. O Gambito da Rainha levou o troféu principal e o de direção; Mare of Easttown ganhou nas categorias de atriz e atriz coadjuvante; e I May Destroy You triunfou como melhor roteiro, num merecido reconhecimento ao trabalho da roteirista, protagonista e codiretora Michaela Coel, que fez um dos principais discursos da noite.

Coel foi uma das poucas pessoas não brancas a receber um prêmio na edição deste ano do Emmy. Aliás, não houve nenhum ator ou atriz negro premiado, apesar do número recorde de indicados.

Embora não tenha vencido, Mj Rodriguez fez história como a primeira mulher trans a ser indicada a melhor atriz de série dramática, tendo sido reconhecida pelo trabalho em Pose.

Veja as mulheres que venceram nas principais categorias do Emmy 2021:

Atriz de série dramática
Olivia Colman, The Crown

Atriz coadjuvante de série dramática
Gillian Anderson, The Crown

Atriz de série de comédia
Jean Smart, Hacks 

Atriz coadjuvante de série de comédia
Hannah Waddingham, Ted Lasso

Atriz de minissérie, antologia ou filme para a TV
Kate Winslet, Mare of Easttown

Atriz coadjuvante de minissérie, antologia ou filme para a TV
Julianne Nicholson, Mare of Easttown

Atriz convidada em série de comédia
Maya Rudolph, Saturday Night Live

Atriz convidada em série dramática
Claire Foy, The Crown

Direção de série dramática
Jessica Hobbs, The Crown

Direção de série de comédia
Lucia Aniello, Hacks

Roteiro de série de comédia
Jen Statsky e Lucia Aniello, Hacks

Roteiro de minissérie, antologia ou filme para a TV
Michaela Coel, I May Destroy You


Foto do topo: Dave Bennet/Getty Images

Top