Em protesto contra assédio, atrizes planejam usar preto no Bafta

Mais uma premiação promete ser palco de um protesto contra o assédio sexual no audiovisual: o British Academy Film Awards, ou Bafta, conhecido como o Oscar do cinema britânico, que será realizado no dia 18 em Londres.

Leia também: 7 momentos em que as mulheres brilharam no Globo de Ouro
Saiba mais: Artistas lançam Time’s Up, plano de ação contra assédio sexual

De acordo com a BBC, uma carta tem circulado pela indústria do entretenimento encorajando artistas a repetir o dress code do Globo de Ouro. Entre as atrizes que já teriam aceitado participar estão Emma Thompson, Daisy Ridley, Emma Watson, Gemma Arterton, Keira Knightley, Jodie Whittaker, Emilia Clarke, Noma Dumezweni, Natalie Dormer e Felicity Jones.

A carta convida as artistas a “seguir às irmãs que compareceram ao Globo de Ouro”e “chamar a atenção para as experiências vividas por mulheres fora da indústria cinematográfica, que muitas vezes são silenciadas e marginalizadas.”

Pela primeira vez em mais de uma década a cerimônia do Bafta será apresentada por uma mulher, a atriz Joanna Lumley. As indicações, porém, foram decepcionantes no que diz respeito à presença feminina: não há mulheres na categoria de direção e nenhum longa de diretora disputa os prêmios de melhor filme e melhor filme britânico.

Deixe um comentário

Top