Duas mulheres ganham prêmios de direção no Festival de Sundance

Duas mulheres receberam prêmios de direção no Festival de Sundance, encerrado neste sábado (28).

Nas categorias dedicadas ao cinema americano, Eliza Hittman (foto) ganhou o troféu de direção de filme de ficção por Beach Rats. O longa conta a história de um adolescente criado em um ambiente difícil no Brooklyn, em Nova York, e que passa por um momento de autoquestionamento.

Já nas categorias dedicadas ao cinema internacional, Pascale Lamche recebeu o prêmio de direção de documentário por Winnie, um retrato da trajetória da ativista e política sul-africana Winnie Mandela.

O júri celebrou outras diretoras com prêmios especiais. Maggie Betts recebeu o troféu de cineasta revelação por Novitiate, sobre uma jovem que estuda para ser freira nos anos 60; e Amanda Lipitz ganhou o prêmio de “cinema inspirador” por Step, documentário sobre garotas que formam um grupo de dança em meio aos problemas sociais da cidade americana de Baltimore.

Além disso, Ramona S. Diaz foi premiada pela “visão” no documentário Motherland, sobre uma famosa maternidade das Filipinas; e Catherine Bainbridge dividiu com Alfonso Maiorana o troféu de “contadores de histórias” por The Indians Who Rocked The World, que aborda a influência da música indígena na cultura pop.

Veja a lista completa de premiados aqui

Foto: Tom Legoff

Deixe um comentário

Top