Duas mulheres disputam prêmio de direção no Oscar do cinema independente

Duas mulheres disputam o prêmio de direção no Independent Spirit Awards, conhecido como o Oscar do cinema independente americano. Andrea Arnold, de Docinho da América, e Kelly Reichardt, de Certas Mulheres, concorrem ao lado de três homens: Barry Jenkins (Moonlight), Pablo Larraín (Jackie) e Jeff Nichols (Loving).

Docinho da América é um dos líderes de indicações e concorre em seis categorias, incluindo melhor filme. Ganhador do Prêmio do Júri em Cannes, o longa acompanha uma adolescente em uma vida de festas, amores e pequenos delitos.

+ Docinho da América: Veja o trailer do novo filme de Andrea Arnold
+ Certas MulheresVeja o trailer do filme dirigido por Kelly Reichardt

Certas Mulheres foi exibido no Festival do Rio e ganhou o principal prêmio do Festival de Londres. Inspirada em contos de Maile Meloy, a diretora conta histórias de quatro mulheres no interior do Estado americano de Montana. O elenco tem Laura Dern, Michelle Williams, Kristen Stewart e Lily Gladstone.

Na categoria de melhor atriz, o Independent Spirit indicou Annette Bening (20th Century Women), Isabelle Huppert (Elle), Sasha Lane (Docinho da América), Ruth Negga (Loving) e Natalie Portman (Jackie). Ao prêmio de atriz coadjuvante estão indicadas Edwina Findley (Free in Deed), Paulina Garcia (Little Men), Lily Gladstone (Certas Mulheres), Riley Keough (Docinho da América) e Molly Shannon (Other People).

O Brasil está representado na premiação com Aquarius, estrelado por Sonia Braga, que disputa o troféu de filme estrangeiro. A categoria tem dois longas dirigidos por mulheres: Toni Erdmann, de Maren Ade (Alemanha), e Chevalier, de Athina Rachel Tsangari (Grécia), ambos inscritos para concorrer ao Oscar.

Entre os documentários, metade dos filmes indicados são dirigidos por mulheres: A 13ª Emenda, de Ava DuVernay; Cameraperson, de Kirsten Johnson; e Sonita, de Rokhsareh Ghaemmaghami.

Para completar, The Fits, de Anna Rose Holmer, concorre ao prêmio de melhor filme de cineasta estreante.

Os ganhadores serão conhecidos em 25 de fevereiro.

Veja a lista completa de indicações aqui

Deixe um comentário

Top