Dois filmes dirigidos por mulheres buscam representar o Brasil no Oscar

Dois longas-metragens dirigidos por mulheres estão entre os seis títulos na disputa para ser o candidato do Brasil ao Oscar de melhor filme internacional. A lista foi divulgada pela Academia Brasileira de Cinema, que escolheu os finalistas entre 28 produções inscritas. 

Saiba mais: Veja as diretoras que já concorreram ao Oscar de filme internacional
Leia também: Kika Sena fala sobre como foi atuar no longa Paloma

Os filmes dirigidos por mulheres que seguem na disputa são A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, e Carvão, de Carolina Markowicz. Os outros quatro títulos são A Mãe, de Cristiano Burlan; Marte Um, de Gabriel Martins; Pacificado, de Paxton Winters; e Paloma, de Marcelo Gomes.

É a primeira vez que a seleção é feita em dois turnos, e a escolha final será anunciada em 5 de setembro. A comissão responsável pela seleção é formada por 19 artistas e presidida por Bárbara Cariry.

Concorrer ao Oscar de filme internacional é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio.

A categoria de filme internacional, antes conhecida como filme estrangeiro, foi instaurada nos moldes de hoje na 29ª edição do Oscar, realizada em 1957. Até hoje, só premiou três longas dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010).

Top