Dois filmes dirigidos por mulheres concorrem à indicação brasileira ao Oscar

Apenas dois dos 16 filmes inscritos na disputa para ser o candidato do Brasil ao Oscar foram dirigidos por mulheres: O Começo da Vida, de Estela Renner, e Campo Grande, de Sandra Kogut.

Leia também: Toni Erdmann é candidato alemão ao Oscar

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe seu candidato e o pré-indica à Academia. Depois, é divulgada uma lista com nove semifinalistas. Por fim, são anunciados os cinco indicados que disputarão o prêmio.

No caso do Brasil, a escolha é feita por uma comissão do Ministério da Cultura, cuja formação, neste ano, foi polêmica. Um dos integrantes, o crítico Marcos Petrucelli, foi nomeado após duros comentários contra a equipe do filme Aquarius em razão do protesto contra o impeachment realizado no Festival de Cannes.

Como Aquarius é tido como o favorito à indicação brasileira, muitos questionaram a imparcialidade da comissão. Dois outros membros – a atriz Ingra Liberato e o diretor Guilherme Fiúza Zenha – deixaram o grupo e pelo menos três cineastas retiraram seus filmes da disputa, entre eles Anna Muylaert, diretora de Mãe Só Há Uma.

A decisão será anunciada no dia 12 de setembro.

Veja a lista completa de candidatos aqui

Deixe um comentário

Top