Documentários das diretoras Eliza Capai e Jialing Zhang vencem o É Tudo Verdade

Filmes dirigidos por mulheres ganharam os principais prêmios do É Tudo Verdade, maior festival de documentários do país, que encerrou sua 28ª edição neste sábado (22), após sessões em Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Incompatível com a Vida, de Eliza Capai, venceu a competição brasileira de longas ou médias-metragens, enquanto Confiança Total, da chinesa Jialing Zhang, venceu a competição internacional.

Dicas: Cineastas recomendam documentários nacionais dirigidos por mulheres
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Em Incompatível com a Vida, Capai ouve histórias de mulheres que, como ela, receberam o diagnóstico de malformação fetal durante a gravidez. O júri da competição nacional justificou o prêmio dizendo que a cineasta teve “coragem de mergulhar de maneira pessoal e poética num tema delicado e urgente, trazendo à luz a realidade de muitas mulheres e a urgência da discussão sobre direitos reprodutivos no Brasil.”

Confiança Total registra a luta de pessoas contra o abuso de poder estatal. “Através de uma poderosa narrativa observacional, o filme nos leva a um sistema sufocante de controle, onde tecnologia e ideologia constroem um ‘mundo perfeito’, no qual segurança e ordem estão acima da vida humana”, justificou o júri internacional. “O filme apresenta cenas de um valor documental dramático único, mas sem jamais perder o respeito por seus protagonistas e preservando sua dignidade humana diante da câmera.”

Outros filmes dirigidos por mulheres premiados nesta edição do É Tudo Verdade foram Ptitsa, da ucraniana Alina Maksimenko, escolhido como o melhor curta-metragem internacional; Ferro’s Bar, de Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros, que ganhou menção honrosa na competição nacional de curtas; e Vãnh gô tô Laklaño, de Bárbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá, ganhador do Prêmio Canal Brasil de Curtas.

Os Prêmios EDT., entregues pela Associação de Profissionais de Edição Audiovisual e que reconhecem a melhor montagem, foram concedidos a Todavia Sinto, montado por Evelyn Santos, e Incompatível com a Vida, montado por Daniel Grinspum.


Foto do topo: Eliza Capai em sessão do É Tudo Verdade no Rio de Janeiro – Crédito: Rodrigo Gorosito/Facebook É Tudo Verdade

Top