Dirigido por Bárbara Paz, “Babenco” é o candidato do Brasil ao Oscar

Dirigido por Bárbara Paz, Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou será o candidato do Brasil a uma indicação ao Oscar de filme internacional em 2021. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) pela Academia Brasileira de Cinema, responsável pela decisão desde 2017.

Entrevista: “Sempre haverá um jeito de fazer cinema”, diz Sandra Kogut
Saiba mais: Todas as mulheres que disputaram o Oscar de filme internacional
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Primeiro longa de Bárbara, que também é conhecida pela carreira de atriz, o documentário traça um paralelo entre a arte e a doença do cineasta Hector Babenco (1946-2016), que teve câncer pela primeira vez aos 38 anos e morreu aos 70. No filme, o diretor fala sobre seus medos, ansiedades e memórias.

O filme estreia nos cinemas do Brasil na próxima quinta-feira (26), após ser exibido em mais de 20 festivais internacionais. Em 2019, ganhou dois troféus no Festival de Veneza: o de melhor documentário da mostra Venice Classics, que reúne filmes sobre cinema, e o Prêmio da Crítica Independente.

Concorrer ao Oscar de filme internacional é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Oscar 2021 foi adiado para abril.

A categoria de melhor filme internacional foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). 

Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme estrangeiro

Top