Julie Dash vai dirigir cinebiografia da ativista Rosa Parks

Símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, Rosa Parks (1913-2005) será tema de uma cinebiografia dirigida por Julie Dash, de Daughters of the Dust (1991).

De acordo com o site Deadline, o filme abordará a vida de Parks na década anterior ao momento mais conhecido de sua trajetória: sua recusa a se sentar na área destinada aos negros em um ônibus que trafegava pela cidade de Montgomery, no Alabama, em 1955. O foco, aqui, será na luta de Parks por justiça para Recy Taylor, uma jovem mulher negra que foi estuprada por seis homens brancos em Abbeville, também no Alabama, em 1944.

O roteiro foi escrito por Lisa Jones com base no livro At the Dark End of the Street, escrito por Danielle McGuire. Uma das produtoras será Audrey Rosenberg, de Eu Não Sou Seu Negro (2016).

Dash já dirigiu outra produção sobre a ativista: The Rosa Parks Story, um filme para a televisão estrelado por Angela Bassett e exibido em 2002. Em entrevista ao Deadline, ela contou que o filme também falará sobre outras mulheres importantes para o movimento dos direitos civis, como Jo Anne Robinson (1912-1992) e Claudette Colvin.

Vale lembrar que Dash entrou para a história quando Daughters of the Dust se tornou o primeiro longa-metragem de uma diretora negra a ser lançado nos cinemas dos Estados Unidos. O filme está disponível no catálogo da Netflix.


Foto: John Nowak/TCM

Deixe um comentário

Top