Curta da brasileira Jasmin Tenucci ganha menção especial em Cannes

Entre as muitas diretoras premiadas na 74ª edição do Festival de Cannes está uma brasileira. A cineasta Jasmin Tenucci ganhou menção especial na competição de curtas-metragens com Céu de Agosto.

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por diretoras em Cannes
Palma de Ouro: Conheça todos os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Saiba mais: Veja os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Festival de Cannes: Veja todas as mulheres que já presidiram o júri do festival

No filme, uma enfermeira que vive em São Paulo observa com preocupação a nuvem de fumaça que toma o céu da cidade, decorrente de incêndios na Amazônia. Grávida de sete meses, ela se vê cada vez mais atraída pela fiel de uma igreja pentecostal. O elenco de Céu de Agosto é formado por Badu Morais, Lilian Regina, Ernani Sanches, Livia Lagatto, Luci Pereira e Gilda Nomacce.

A Palma de Ouro da competição de curtas-metragens também foi entregue a um filme dirigido por mulher. O grande vencedor foi All The Crows In The World, da chinesa Tang Yi. 

Esta foi a primeira edição de Cannes em que mulheres venceram a Palma de Ouro da competição principal, a Palma de Ouro de curtas, a mostra Um Certo Olhar e o prêmio Câmera de Ouro. 

Na competição principal a vitória foi de Titane, dirigido por Julia Ducornau, apenas o segundo filme dirigido por mulher a ganhar a Palma de Ouro em 74 anos de festival. Antes, a única outra vitória tinha sido a de O Piano, de Jane Campion, em 1993. Além disso, Unclenching the Fists, de Kira Kovalenko, tornou-se o primeiro filme dirigido por mulher a ganhar a mostra Um Certo Olhar; e Murina, de Antoneta Alamat Kusijanovic, levou o prêmio Câmera de Ouro, entregue a cineastas estreantes.

Top