Conselho da Academia que entrega Oscar terá recorde de mulheres e não brancos

Um número recorde de mulheres e de pessoas não brancas fará parte do conselho diretor da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do Oscar. Conhecido como Board of Governors, o conselho de 54 integrantes terá 26 mulheres e 12 pessoas não brancas.

Listas: 5 filmes dirigidos ou estrelados por mulheres negras para ver no streaming
Leia também
: Filmes terão que cumprir critério de inclusão para concorrer ao Oscar
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Uma das artistas eleitas foi a produtora, diretora e roteirista Ava DuVernay, conhecida por filmes como Selma – Uma Luta Pela Igualdade (2014) e A 13ª Emenda (2016), além da minissérie Olhos que Condenam (2019). O fato de nem ela nem o ator David Oyelowo terem sido indicados ao Oscar por Selma foi um dos motivadores da hashtag #OscarsSoWhite, que levou a Academia a buscar maior igualdade de gênero e raça entre seus membros.

A missão do conselho é “definir a visão estratégia da Academia, preservar a saúde financeira da organização e garantir o cumprimento de sua missão”. Os mais de 9 mil integrantes da Academia estão divididos em 17 grupos (atores, diretores, roteiristas, montadores etc) e cada um destes grupos é representado no conselho por três membros, totalizando 51 cadeiras. Outras três cadeiras têm os ocupantes nomeados pelo presidente, que no momento é David Rubin. Os mandatos duram três anos, que podem ou não ser renovados, e 17 cadeiras vão para votação a cada ano. A formação anterior tinha 25 mulheres e 11 pessoas não brancas, recorde até então.

Em 2020, seis pessoas foram eleitas pela primeira vez: além de DuVernay (representando o braço dos diretores), são elas Debra Zane (diretores de casting), Linda Flowers (maquiadores e cabeleireiros), Lynette Howell Taylor (produtores), Stephen Rivkin (montadores) e Rob Bredow (efeitos visuais).

Além disso, dez integrantes do conselho foram reeleitos: Whoopi Goldberg (atores), Mandy Walker (diretores de fotografia), Wynn P. Thomas (designers de produção), Isis Mussenden (figurinistas), Kate Amend (documentaristas), Christina Kounelias (marketing e relações públicas), Teri E. Dorman (som), David Linde (executivos), Charles Bernstein (música) e Larry Karaszewski (roteiristas).

Top