Competição brasileira de Gramado terá três filmes dirigidos por mulheres

Três filmes dirigidos por mulheres estão entre os sete longas-metragens na competição brasileira do Festival de Cinema de Gramado, que neste ano será online e entre os dias 18 a 26 de setembro.

Os filmes dirigidos por mulheres são a ficção Por que Você Não Chora?, de Cibele Amaral, e os documentários Me Chama que Eu Vou, de Joana Mariani, e O Samba É Primo do Jazz, de Angela Zoé. No ano passado, nenhuma realizadora participou da competição nacional de longas.

Leia também: Diretoras recomendam documentários nacionais dirigidos por mulheres
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Por que Você Não Chora? narra o encontro de Jéssica e Bárbara, duas mulheres de personalidade bem diferentes que se conhecem quando Jéssica atende Bárbara durante seu estágio em psicologia. O filme é estrelado por Carolina Monte Rosa e Bárbara Paz. Me Chama que Eu Vou narra a trajetória do cantor Sidney Magal, enquanto O Samba É Primo do Jazz [foto] fala sobre a vida e a obra da cantora Alcione.

A diretora uruguaia Mariana Viñoles é a única mulher na competição dedicada a longas-metragens latino-americanos. Ela foi selecionada com o documentário El Gran Viaje al País Pequeño, que acompanha duas famílias de refugiados sírios se adaptando à nova vida no Uruguai.

Entre os homenageados deste ano no Festival de Gramado estão a diretora Laís Bodanzky e a atriz Denise Fraga. A primeira receberá o Troféu Eduardo Abelin, entregue a cineastas ou entidades, enquanto Fraga receberá o Troféu Cidade de Gramado, concedido a artistas que têm ligação com a história do evento.

Veja aqui todos os longas e curtas selecionados para a edição de ano.

Top