Competição brasileira de Gramado terá três longas dirigidos por mulheres

Três filmes dirigidos por mulheres estão entre os sete longas-metragens na competição brasileira do Festival de Gramado, que neste ano será de 13 a 21 de agosto, com sessões no Canal Brasil (pela televisão e online em transmissão simultânea pela Globoplay).

Leia também: Diretoras recomendam documentários nacionais dirigidos por mulheres
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Os filmes dirigidos por mulheres que competem este ano são A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira; Carro Rei, de Renata Pinheiro e O Novelo, de Claudia Pinheiro. Não há diretoras na competição internacional.

Na competição de curtas brasileiros, há cinco títulos dirigidos por mulheres entre os 14 selecionados. São eles: Aonde Vão os Pés, de Débora Zanatta; Da Janela Vejo o Mundo, de Ana Catarina Lugarini; Desvirtude, de Gautier Lee; Eu Não Sou um Robô, de Gabriela Lamas; e Per Capita, de Lia Leticia.

Duas mostras do festival são dedicadas ao cinema gaúcho. Na competição de longas, dois dos três selecionados são dirigidos ou codirigidos por mulheres: Extermínio, de Mirela Kruel, e Cavalo de Santo, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez. Já entre os curtas gaúchos, são 12 de 24 selecionados: Cacicus, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius; Era uma Vez… uma Princesa, de Lisiane Cohen; Depois da Meia Noite, de Mirela Kruel; Para Colorir, de Juliana Costa; Um dia de Primavera, de Lisi Kieling; Nave Mãe, de Gisa Galaverna e Wagner Costa; Rota, de Mariani Ferreira; Comboio pra Lua, de Rebeca Francoff; Fé, de Thais Fernandes; Eu Não Sou um Robô, de Gabriela Lamas; Desvirtude, de Gautier Lee; e Brecha, de Helena Thofehrn Lessa. Os curtas gaúchos serão exibidos na TVE-RS.

Veja mais informações sobre a programação e como assistir aos filmes no site do festival.

Top