Ava DuVernay concorre pela primeira vez ao prêmio do Sindicato dos Diretores

A minissérie Olhos que Condenam rendeu à Ava DuVernay sua primeira indicação ao prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA, na sigla em inglês). A diretora de Selma e A 13ª Emenda concorre na categoria de melhor direção de minissérie ou filme para a televisão.

Leia também: Três diretoras concorrem ao prêmio de primeiro filme do DGA
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Outras duas mulheres disputam o prêmio: Minkie Spiro, por Fosse/Verdon, e Jessica Yu, também por Fosse/Verdon. Os demais indicados são Vince Gilligan, por El Camino: A Breaking Bad Movie; Thomas Kail, por Fosse/Verdon; e Johan Renck, por Chernobyl.

Nenhuma mulher vai disputar o principal troféu do Sindicato dos Diretores, o de melhor direção de cinema. Mas três diretoras, sendo duas delas negras, estão entre os cinco cineastas indicados ao prêmio de melhor primeiro filme.

São elas Mati Diop, por Atlantique; Melina Matsoukas [foto], por Queen & Slim; e Alma Ha’rel, por Honey Boy. As três diretoras concorrerão com Joe Talbot, por The Last Black Man in San Francisco, e a dupla Tyler Nilson e Michael Schwartz por The Peanut Butter Falcon.

Como o prêmio do Sindicato dos Diretores é uma das principais prévias do Oscar, diminui a expectativa pela indicação de mulheres na categoria de direção – algo que só aconteceu cinco vezes em 91 anos. 

Tanto o Oscar de direção quanto o principal prêmio do Sindicato dos Diretores só foram entregues a uma única mulher: Kathryn Bigelow, diretora de Guerra ao Terror. Desde que ela venceu, em 2010, só uma mulher disputou o Oscar de direção (Greta Gerwig, por Lady Bird, em 2018) e duas o prêmio do Sindicato dos Diretores (Gerwig e de novo Kathryn Bigelow, por A Hora Mais Escura, em 2013).

Deixe um comentário

Top