“Clara Sola”, de Nathalie Álvarez Mesén, vence principal prêmio da Mostra de SP

Dirigido pela cineasta sueco-costarriquenha Nathalie Álvarez Mesén, o longa-metragem Clara Sola ganhou o Troféu Bandeira Paulista, principal prêmio da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A vitória foi anunciada nesta quarta-feira (3), durante o encerramento do festival, que neste ano teve formato híbrido, com sessões presenciais na capital paulista e parte dos filmes disponíveis online.

Leia também: Os filmes dirigidos por mulheres que estão na repescagem da Mostra
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Na Mostra competem apenas filmes que sejam o primeiro ou o segundo longa-metragem dos cineastas. Entre as dezenas de títulos em competição, o público escolheu seus 13 favoritos, seis deles dirigidos por mulheres, que depois foram julgados pelo júri internacional formado pela diretora e roteirista Beatriz Seigner, pela diretora de arte e arquiteta Carla Caffé e pelo diretor Joel Zito Araújo.

Além de escolher Clara Sola como melhor filme de ficção, o júri também premiou a protagonista, Wendy Chinchilla Araya, como melhor atriz. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, o longa conta a história de Clara, uma mulher de 40 anos que acredita ter uma ligação especial com Deus. Como curandeira, ela tem papel importante em sua comunidade e em sua família, vivendo sob os cuidados repressivos da mãe. As coisas começam a mudar, porém, quando Clara se sente atraída pelo namorado de sua sobrinha.

Clara Sola ainda ganhou um terceiro troféu, o Prêmio Brada de Melhor Direção de Arte, em reconhecimento ao trabalho de Amparo Baeza e Agustin Moreaux. O Brada é o coletivo de diretoras de arte do Brasil.

Outra cineasta premiada na edição deste ano da Mostra foi Thais Fujinaga, que venceu o troféu da Associação Brasileira de Críticos de Cinemade melhor filme brasileiro de diretor estreante com A Felicidade das Coisas. Por fim, a diretora, roteirista e atriz Helena Ignez ganhou o Prêmio Leon Cakoff, principal homenagem da Mostra.

Apesar de o festival ter sido oficialmente encerrado nesta quarta, 85 filmes que integraram a programação seguem acessíveis ao público de todo o país até às 23h59 do dia 7 de novembro por meio da plataforma Mostra Play. Destes, 26 são dirigidos por mulheres. Consulte a lista aqui.

Top