Cineastas protestam contra desigualdade no Oscar da Austrália

Um protesto contra a desigualdade de gênero marcou o prêmio da Academia Australiana de Artes de Cinema e Televisão (AACTA), considerado o Oscar da Austrália, nesta quarta-feira (6), em Sidney. Vestindo fantasias de salsicha, cerca de 15 cineastas mulheres invadiram o tapete vermelho gritando “end the sausage party”, ou “acabe com a festa da salsicha”.

Em inglês, a expressão “sausage party” se refere a festas em que há muito mais convidados homens do que mulheres. O protesto foi organizado pelo braço de New South Wales da organização internacional Women in Film and Television (WIFT) para denunciar o machismo na indústria cinematográfica australiana.

De acordo com as organizadoras, apenas dois dos 28 filmes pré-selecionados para a premiação foram dirigidos por mulheres, o equivalente a 7%. A WIFT também afirma que sete dos 28 filmes não estavam de acordo com os critérios estabelecidos pela AACTA e exige que a associação divulgue informações quanto ao processo de seleção. Exige, ainda, que seja feito um compromisso público por igualdade de gênero nos comitês de pré-seleção e no grupo de jurados.

Em comunicado, a presidente da WIFT New South Wales, Sophie Mathison, comentou a escolha da fantasia usada no protesto: “Pareceu apropriada para a maior festa da salsicha da Austrália.”

De acordo com estudo da Universidade Deakin, mulheres representaram apenas 126 dos 334 produtores de todos os filmes de ficção inscritos na premiação da AACTA entre 2006 e 2015. Além disso, 89 dos 218 homens não trabalhou com nenhuma mulher – seja produtora, diretora ou roteirista – no período analisado (de quase dez anos). É o equivalente a cerca de 41%.

Ao jornal australiano The Age, Mathison afirmou que o problema vai além da premiação. “Não acho que exista um grupo de homens numa sala conspirando para excluir as mulheres. Acho que estamos lidando com uma indústria que nos últimos 40 anos não mostrou melhora significativa nas estatísticas [quanto à presença feminina]. Precisamos atuar seriamente para mudá-las, pois o que estamos fazendo no momento não está funcionando.”

De acordo com a Screen Australia, órgão do governo que apoia o cinema australiano, de 1970 a 2014 mulheres representaram 30% dos produtores do país, 21% dos roteiristas e apenas 16% dos diretores. Em dezembro do ano passado, a agência anunciou um plano para tentar diminuir a desigualdade em um prazo de três anos.


Foto do topo: Twitter/@whomagazine – Vídeo: Divulgação/WIFT NSW

Deixe um comentário

Top