Favorita ao Oscar, Chloé Zhao vence Bafta e prêmio do Sindicato dos Diretores

A cineasta Chloé Zhao consolidou seu favoritismo ao Oscar de direção ao ganhar dois prêmios importantes neste fim de semana: o British Academy Film Awards, ou Bafta, e o prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA, na sigla em inglês). Ela foi reconhecida por Nomadland.

Leia também: Veja como assistir aos primeiros filmes de Chloé Zhao
Globo de Ouro: Chloé Zhao é primeira mulher não branca a ganhar prêmio de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Zhao foi a segunda mulher – e a primeira mulher não branca – a ganhar o prêmio do DGA e o troféu de direção no Bafta. A única outra mulher reconhecida pelas duas premiações foi a americana Kathryn Bigelow, que depois ganhou melhor direção e melhor filme no Oscar com Guerra ao Terror (2008). 

Nascida e criada em Pequim, na China, Zhao se mudou na adolescência para a Inglaterra e, depois, para os Estados Unidos. Foi lá que ela finalizou o Ensino Médio, estudou cinema e desenvolveu a carreira.

A estreia de Zhao no longa-metragem foi com Songs My Brothers Taught Me (2015), exibido em Sundance e Cannes e disponível no catálogo do MUBI. O filme é centrado em Johnny e Jashaun, irmãos que vivem em uma reserva indígena da Dakota do Sul. A ligação dos dois é colocada à prova diante da difícil situação econômica e familiar em que vivem, principalmente após a morte repentina do pai.

Já o segundo longa de Zhao, Domando o Destino (2017), pode ser visto no streaming do Telecine. Exibido nos festivais de Cannes e Toronto, o filme conta a história de um jovem cowboy que, após sofrer um acidente quase fatal, tem de abandonar os rodeios e buscar um novo propósito. E uma curiosidade: foi após assistir a Domando o Destino que a atriz e produtora Frances McDormand convidou Zhao a dirigir Nomadland.

Terceiro longa de Zhao, Nomadland tem estreia nos cinemas prevista para 15 de abril. No entanto, o agravamento da pandemia e o fechamento das salas em muitas cidades do país deixa dúvidas sobre como será o lançamento e se ele acontecerá antes do Oscar, marcado para 25 de abril.

Zhao é a primeira mulher não branca a disputar o Oscar de direção. Reconhecida em quatro categorias – direção, roteiro adaptado, montagem e melhor filme – ela também é a mulher que recebeu maior número de indicações em um mesmo ano em toda a história do Oscar.

Nomadland ainda concorre aos troféus de atriz e direção de fotografia. 

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem

Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário

 

Top