Chloé Zhao é a primeira mulher não branca a ganhar Globo de Ouro de direção

Chloé Zhao tornou-se a segunda mulher e a primeira mulher não branca a ganhar o Globo de Ouro de direção, entregue neste domingo (28). A cineasta, que nasceu na China e vive e trabalha nos Estados Unidos, foi reconhecida por Nomadland, que também tornou-se o primeiro filme dirigido por uma mulher a ganhar o principal prêmio do Globo de Ouro – o de melhor filme de drama.

Saiba mais: Nomadland é o grande ganhador do Globo de Ouro
Vídeo: Veja o trailer legendado de Nomadland, dirigido por Chloé Zhao

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Além de Zhao, outras duas mulheres – Emerald Fennell, por Bela Vingança; e Regina King, por Uma Noite em Miami – estavam concorrendo ao troféu de direção. Foi a primeira vez que as mulheres foram maioria entre os indicados e a primeira vez em que mais de uma diretora foi indicada em um mesma edição do prêmio.

O Globo de Ouro só indicava homens na categoria de direção desde 2015, quando Ava DuVernay concorreu por Selma – Uma Luta Pela Igualdade. Em toda a história da premiação, a única mulher a ganhar o prêmio foi Barbra Streisand, por Yentl, em 1984.

Além delas, foram indicadas Jane Campion, por O Piano; Sofia Coppola, por Encontros e Desencontros; Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror; e Barbra Streisand mais uma vez, por O Príncipe das Marés.

Em Nomadland, Frances McDormand interpreta uma viúva que, em meio à recessão, decide deixar sua cidade e partir em uma viagem pelo oeste dos Estados Unidos. O longa é baseado no livro Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century, de Jessica Bruder, e foi o grande vencedor do Festival de Veneza. De lá para cá, colecionou troféus em outros festivais e premiações.

Zhao nasceu e foi criada na China e vive e trabalha nos Estados Unidos. Ela é conhecida principalmente por Domando o Destino (2017) e também dirigiu Os Eternos, cuja estreia está prevista para 2021.

Top