Cate Blanchett vai presidir o júri do Festival de Veneza em 2020

Dois anos depois de presidir o júri de Cannes, a atriz australiana Cate Blanchett vai presidir o júri da edição deste ano do Festival de Veneza, que ocorre em setembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16).

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

O diretor do festival, Alberto Barbera, afirmou que a atriz é “um ícone do cinema contemporâneo”. “Seu compromisso com as áreas artísticas e humanitárias e à proteção do meio ambiente, assim como sua defesa da emancipação da mulher na indústria cinematográfica, onde ainda enfrentam preconceitos, a transformaram em uma inspiração para toda a sociedade”, acrescentou, em comunicado.

Veneza tem sido considerado um dos piores festivais no que diz respeito à participação das mulheres. No ano passado, teve dois filmes de diretoras entre os 21 selecionados, o que levou a presidente do júri, Lucrecia Martel, a defender um sistema de cotas. Na mesma entrevista, Barbera discordou e disse: “Adoraria ter convidado mais diretoras, mas acho que alguns dos filmes dirigidos por mulheres não tinham qualidade para serem convidados.” 

Será interessante saber como será o festival deste ano, já que, em Cannes, Blanchett liderou um protesto com 82 mulheres no tapete vermelho. Em seu comunicado nesta quinta-feira, a atriz não fez menção ao histórico do festival, dizendo apenas que a seleção anual é sempre “surpreendente e distinta”. “Veneza é uma celebração do meio provocador e inspirador que é o cinema, em todas as suas formas. É um privilégio e um prazer ser presidente do júri”, afirmou.

Em sua carreira, que começou nos anos 1990, Blanchett fez de dramas e romances a filmes de fantasia e de super-herói, mudando radicalmente de visual e transitando entre o cinema comercial e independente. Ela foi seis vezes indicada ao Oscar e levou a estatueta duas vezes, por O Aviador (2004) e Blue Jasmine (2013). 

Relembre os personagens e filmes que marcaram a carreira de Cate Blanchett:

Deixe um comentário

Top