Cate Blanchett, Agnès Varda e mais 80 mulheres farão protesto em Cannes

Um protesto liderado por mulheres da indústria cinematográfica promete marcar o Festival de Cannes neste sábado (12). Oitenta e duas profissionais vão participar da manifestação por igualdade de gênero, incluindo a presidente do júri, Cate Blanchett, e a diretora Agnès Varda, que lerão um comunicado.

Guia de Cannes: Veja os filmes dirigidos por mulheres que estão no festival
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já presidiram o júri de Cannes

O número de manifestantes não é aleatório: desde a primeira edição de Cannes, apenas 82 filmes dirigidos por mulheres foram selecionados para a competição principal, conta 1.645 filmes dirigidos por homens. O protesto deste sábado acontecerá antes da exibição de Les Filles du Soleil, da francesa Eva Husson, um dos três longas de diretoras entre os 21 títulos que competem pela Palma de Ouro este ano.

De acordo com a Vanity Fair, as 82 mulheres vão subir os degraus que levam ao Théâtre Debussy e ficar ali, sem se mover e em silêncio, simbolizando as dificuldades das mulheres em progredir na carreira cinematográfica. Participarão da manifestação atrizes como Kristen Stewart, Jane Fonda, Marion Cotillard e Salma Hayek, diretoras como Patty Jenkins, Ava DuVernay e Haifaa Al Mansour, agentes como Hylda Queally e Maha Dakhil, entre outras.

O protesto já estava previsto e foi organizado pelo grupo 50/50 by 2020, que busca paridade de gênero no cinema da França, em parceria com o Sindicato dos Diretores do país. O próprio festival foi envolvido por questões logísticas, como o uso dos carros que levarão às mulheres ao tapete vermelho.

Na segunda-feira (14), as mulheres planejam uma nova ação: pedir que o diretor artístico do festival, Thierry Frémaux, e os diretores artísticos da Quinzena dos Realizadores e da Semana da Crítica assinem um documento no qual manifestem um compromisso em buscar paridade de gênero e inclusão.

Deixe um comentário

Top