Brasileira Lílis Soares ganha prêmio de direção de fotografia em Sundance

A diretora de fotografia brasileira Lílis Soares foi premiada na edição deste ano do Festival de Sundance, que anunciou seus vencedores sexta-feira (27). Ela ganhou o troféu de melhor direção de fotografia da competição de ficção internacional pelo trabalho no longa nigeriano Mami Wata, de C.J. Obasi.

Um dos mais importantes festivais do mundo, com foco sobretudo no cinema independente, Sundance é realizado anualmente em Park City, no estado americano de Utah. 

Leia também: Mandy Walker é terceira mulher a disputar Oscar de fotografia
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Lílis Soares estudou direção de Fotografia no Institut International de l’Image et du Son, na França, e Rádio e TV na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre seus trabalhos estão o longa Um Dia com Jerusa (2020), de Viviane Ferreira; o curta Ilhas de Calor (2019), de Ulisses Arthur; e a série Meninas do Benfica (2022), de Roberta Marques. Em 2020, ela recebeu o Prêmio Helena Ignez, entregue pela Mostra de Cinema de Tiradentes para mulheres que se destacam em qualquer função no cinema brasileiro.

Filmes dirigidos por mulheres venceram os principais prêmios de longa-metragem do Festival de Sundance deste ano. A Thousand and One, da diretora e roteirista A.V. Rockwell, ganhou o troféu mais importante, de melhor longa de ficção americano, enquanto Going to Mars: The Nikki Giovanni Project, de Joe Brewster e Michèle Stephenson, ganhou o de documentário americano. Nas competições internacionais, o prêmio de ficção foi para Scrapper, da inglesa Charlotte Regan, e The Eternal Memory, da chilena Maite Alberdi.


Foto do topo: Monica Schipper/Getty Images

 

Top