Apenas cineastas homens disputarão o Oscar de melhor direção em 2020

Nenhuma mulher vai disputar o prêmio de melhor direção no Oscar deste ano – de novo. Com o anúncio dos indicados à edição deste ano, realizado nesta segunda-feira (13), o péssimo histórico da premiação continua: apenas cinco mulheres indicadas na categoria em 92 anos.

Além disso, Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig, é o único longa dirigido por uma mulher entre os nove indicados ao prêmio principal, de melhor filme. É, também, o único protagonizado por mulheres, já que História de um Casamento e Parasita têm elencos mistos e os demais concorrentes são centrados em homens.

Oscar 2020: Veja todas as mulheres indicadas ao prêmio deste ano
Leia também: Democracia em Vertigem disputará o Oscar de documentário
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

As diretoras que já concorreram ao Oscar são Lina Wertmüller, por Pasqualino Sete Belezas (1975); Jane Campion, por O Piano (1993); Sofia Coppola, por Encontros e Desencontros (2003); Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror (2008) – a primeira e única vencedora; e Greta Gerwig, por Lady Bird (2018)

Entre as diretoras que fizeram trabalhos elogiados, lembrados em outras categorias ou premiações e elegíveis para o Oscar deste ano estavam a própria Gerwig, por Adoráveis Mulheres; Lulu Wang, por The Farewell; Melina Matsoukas, por Queen & Slim; Céline Sciamma, por Retrato de uma Jovem em Chamas; Mati Diop, por Atlantique; e Lorene Scafaria, por As Golpistas.

A cerimônia do Oscar será em 9 de fevereiro.

Mais sobre o Oscar 2020:
+ Adoráveis Mulheres é o 14° longa dirigido por mulher a disputar melhor filme
Cynthia Erivo é a única atriz negra que concorre ao Oscar em 2020
+ Thelma Schoonmaker empata recorde de indicações ao Oscar de montagem

+ Hildur Guðnadóttir é indicada ao Oscar de melhor trilha sonora original
Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme

Deixe um comentário

Top