Veja a lista com todas as mulheres premiadas no Oscar 2020

Treze mulheres foram premiadas na 92ª edição do Oscar, realizada neste domingo (9) em Los Angeles. Foi uma queda em relação às 15 vitórias de 2019, um número recorde, mas uma melhora em relação a 2018, quando apenas seis profissionais levaram troféus para casa.

Leia também: As vitórias mais marcantes para as mulheres no Oscar 2020
Leia também: Hildur Guðnadóttir é quarta mulher a vencer Oscar de trilha sonora
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Entre as mulheres premiadas estão duas produtoras não brancas: a sul-coreana Kwak Sin Ae levou o troféu de melhor filme por Parasita (junto com o diretor Bong Joon Ho), enquanto a americana Karen Rupert Toliver [foto] ganhou curta de animação por Hair Love (junto com o diretor Matthew A. Cherry).

Outra vitória importante foi a da compositora islandesa Hildur Guðnadóttir, que ganhou trilha sonora original por Coringa, na quarta vitória de uma mulher na categoria. De acordo com pesquisa da San Diego State University, mulheres representaram apenas 6% dos compositores nos 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2019. Em seu discurso, a islandesa disse: “Às meninas, às mulheres, às mães, às filhas que escutam música dentro de si, por favor, falem alto. Precisamos ouvir a voz de vocês.”

Indicado na categoria de documentário, o brasileiro Democracia em Vertigem perdeu a estatueta para Indústria Americana, de Julia Reichert e Steven Bognar. Só mais dois filme dirigido por mulher foi premiado no Oscar 2020: o curta de documentário Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl), de Carol Dysinger, e Adoráveis Mulheres, na categoria de melhor figurino.

As atrizes Renée Zellweger e Laura Dern confirmaram o favoritismo, vencendo nas categorias de atriz e atriz coadjuvante, respectivamente. Veja todas as mulheres premiadas no Oscar 2020:

Melhor filme
Kwak Sin Ae, por Parasita

Atriz
Renée Zellweger, por Judy – Muito Além do Arco-Íris

Atriz coadjuvante
Laura Dern, por História de um Casamento

Documentário
Julia Reichert, por Indústria Americana

Figurino
Jacqueline Durran, por Adoráveis Mulheres

Cabelo e maquiagem
Anne Morgan, por O Escândalo
Vivian Baker, por O Escândalo

Design de produção
Barbara Ling, por Era uma Vez em Hollywood
Nancy Haigh, por Era uma Vez em Hollywood

Trilha sonora
Hildur Guðnadóttir, por Coringa

Curta de animação
Karen Rupert Toliver, por Hair Love

Curta de documentário
Carol Dysinger, por Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)
Elena Andreicheva, Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)

Top