Antes de “Nomadland”: Saiba como ver os filmes de Chloé Zhao no streaming

Ganhadora do Oscar de direção por Nomadland e com o blockbuster Os Eternos previsto para este ano, Chloé Zhao é sem dúvida uma das diretoras mais badaladas de Hollywood. Mas o sucesso não veio do dia para a noite: a cineasta de 38 anos já era muito celebrada no cinema independente graças aos seus dois primeiros longas-metragens – ambos disponíveis para streaming no Brasil.

Saiba mais: Leia o discurso de Chloé Zhao no Oscar na íntegra e em português
Oscar 2021: Nomadland é segundo filme dirigido por mulher a vencer
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Nascida e criada em Pequim, na China, Zhao se mudou na adolescência para a Inglaterra e, depois, para os Estados Unidos. Foi lá que ela finalizou o Ensino Médio, estudou cinema e desenvolveu a carreira.

A estreia de Zhao no longa-metragem foi com Songs My Brothers Taught Me (2015), exibido em Sundance e Cannes e disponível no catálogo do MUBI. O filme é centrado em Johnny e Jashaun, irmãos que vivem em uma reserva indígena da Dakota do Sul. A ligação dos dois é colocada à prova diante da difícil situação econômica e familiar em que vivem, principalmente após a morte repentina do pai.

Já o segundo longa de Zhao, Domando o Destino (2017), pode ser visto no streaming do Telecine. Exibido nos festivais de Cannes e Toronto, o filme conta a história de um jovem cowboy que, após sofrer um acidente quase fatal, tem de abandonar os rodeios e buscar um novo propósito. E uma curiosidade: foi após assistir a Domando o Destino que a atriz e produtora Frances McDormand convidou Zhao a dirigir Nomadland.

Terceiro longa de Zhao, Nomadland tem estreia nos cinemas prevista para 29 de abril. No entanto, o lançamento se dá em meio ao agravamento da pandemia e ao fechamento das salas em muitas cidades

Chloé Zhao no set de “Songs My Brothers Taught Me” e “Domando o Destino”

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
Veja a lista com todas as mulheres premiadas no Oscar 2021
Frances McDormand faz história como atriz e produtora
Youn Yuh-jung é segunda atriz asiática a ganhar o Oscar
Mia Neal e Jamika Wilson ganham Oscar de cabelo e maquiagem
Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme
Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Saiba mais sobre as mulheres no Oscar de filme internacional


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – Texto atualizado em 26/4/2021

Top