“Aftersun” ganha prêmio de melhor 1º filme no Bafta e no Sindicato dos Diretores

A cineasta escocesa Charlotte Wells teve um fim de semana e tanto: seu longa-metragem, Aftersun, recebeu importantes troféus no British Academy Film Awards (Bafta), o Oscar do cinema britânico, e no prêmio do Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (DGA, na sigla em inglês).

Saiba mais: Veja todas as mulheres indicadas ao Oscar de direção
Apoie: 
Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

No Bafta, realizado neste domingo (19), Wells ganhou o troféu de melhor longa-metragem de estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico. Em seu discurso, ela mencionou a tragédia causada pelo terremoto na Síria e na Turquia, onde Aftersun foi filmado, e também falou sobre seus pais.

“Alguém na internet descreveu esse filme como um tributo póstumo, e acho que, de certa forma, realmente é. Por definição, meu pai não está aqui. Mas minha mãe está, e sempre esteve, então esse prêmio é para você”, disse a diretora, se dirigindo à mãe na plateia.

No DGA Awards, Wells venceu na categoria de melhor estreia na direção, à qual também estavam indicadas Alice Diop, por Saint Omer; Antoneta Alamat Kusijanović, por Murina; e Audrey Diwan, por O Acontecimento, além de John Patton Ford, diretor de Emily the Criminal.

Wells não compareceu à cerimônia, que foi realizada no sábado (18) em Los Angeles. A diretora escocesa é a terceira mulher a ganhar este prêmio do DGA, depois de Alma Har’el, por Honey Boy; e Maggie Gyllenhall, por A Filha Perdida. Aftersun está em cartaz nos cinemas e também disponível para streaming na MUBI.


Foto: Alan Chapman/Dave Benett/Getty Images

Top